Embora muito mais flexíveis do que as captações públicas, as ofertas privadas, ou seja, aquelas destinadas a grupos restritos de investidores, ainda podem ser um desafio para as empresas originadoras. Sem uma estrutura adequada, os processos manuais tornam a operação pouco escalável, trabalhosa e altamente suscetível a erros. Pensando em tornar essa experiência mais prática, segura e profissional, a Divify acaba de lançar seu módulo exclusivo para ofertas privadas, uma solução completa para estruturar e gerenciar esse tipo de captação com mais governança, eficiência operacional e autonomia.
Antes de avançar, é essencial entender o conceito de oferta privada. Nesse modelo de captação de recursos, a oportunidade de investimento é oferecida a um grupo restrito de investidores, sem necessidade de seguir todos os trâmites regulatórios das ofertas públicas regidas pela CVM. Isso permite maior agilidade e flexibilidade. Enquanto as ofertas públicas têm, por exemplo, prazo máximo de 180 dias, limite de R$ 15 milhões por captação e restrições quanto ao faturamento da empresa emissora, as ofertas privadas não possuem esses limites.
Porém, atenção: esse tipo de operação não pode ser amplamente divulgado. Utilizar materiais promocionais ou campanhas de mídia pode configurar uma infração grave, sujeita a multas elevadas, que podem chegar ao dobro do valor emitido, e até pena de reclusão entre 2 e 8 anos. Por isso, em ofertas privadas, a discrição é fundamental.
| CRITÉRIO | OFERTAS PÚBLICAS | OFERTAS PRIVADAS |
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A empresa tem limite de faturamento anual para emitir uma oferta? |
Sim. O limite de faturamento anual é de R$ 40 milhões. No caso de grupo econômico, o limite passa para R$ 80 milhões. | Não. Para ofertas privadas, não há limite de faturamento. |
| Qual o valor máximo de captação? | R$ 15 milhões por ano. | Não há limite de captação. |
| Qual o prazo máximo de captação? | Até 180 dias. | Não há prazo máximo para a captação. |
| Quem pode investir? | Todos têm acesso à oferta. | Apenas investidores autorizados podem participar e o número de investidores é limitado. |
| Se a meta mínima não for atingida no prazo, a oferta é encerrada sem sucesso? | Sim. Se em 180 dias a meta mínima não for alcançada, a oferta é encerrada sem sucesso e o valor captado é devolvido aos investidores. | Não há uma meta obrigatória. O emissor pode solicitar o encerramento com sucesso a qualquer momento, mesmo sem ter alcançado o valor-alvo. |
| A oferta pode ser amplamente divulgada em redes sociais ou site, por exemplo? | Sim. A divulgação ampla é permitida, desde que os materiais respeitem as regras da CVM, como não prometer retorno garantido e incluir os textos legais obrigatórios, por exemplo. | Não. A oferta não pode ser divulgada publicamente. Apenas investidores do grupo restrito têm acesso à oportunidade. |
Com a tecnologia SaaS white label da Divify, estruturar uma oferta privada se torna simples, rápido e totalmente digital. Após o cadastro da empresa emissora, o administrador da plataforma já pode começar o processo de criação da oferta, incluindo informações como dados da captação, pitch deck, materiais visuais opcionais (como imagens, logotipo e vídeo) e o contrato de investimento assinado. Com o pagamento da taxa de lançamento, a oferta é disponibilizada imediatamente para o grupo de investidores previamente autorizado.
A captação é encerrada automaticamente ao atingir o valor-alvo estipulado, mas o emissor pode optar por encerrá-la antes disso, conforme sua conveniência. Quando isso acontece, o split do valor captado é feito em segundos, direcionando o recurso para a carteira digital da empresa emissora, já com os devidos descontos de taxas da Divify e da plataforma originadora.
As plataformas white label da Divify também contam com experiência completa em toda a jornada pós-captação. É possível configurar uma agenda de pagamentos, com lembretes automáticos enviados à plataforma nas datas definidas.
Na hora do pagamento, basta gerar uma única invoice, o emissor realiza o pagamento e o valor é automaticamente distribuído para a carteira digital de cada investidor, de forma proporcional. Além disso, o sistema permite o envio de comunicados e atualizações, mantendo os investidores informados e gerando ainda mais transparência ao processo.
Outro diferencial é a possibilidade de revenda de cotas entre investidores previamente autorizados no mercado secundário privado, promovendo liquidez dentro de um ambiente seguro.
As ofertas privadas são uma excelente alternativa para empresas que desejam realizar captação de recursos de forma eficiente, flexível e com mais controle. Com a solução SaaS white label da Divify, negócios de todos os setores têm à disposição um ambiente seguro, personalizável e automatizado para lançar, gerenciar e encerrar suas ofertas com total autonomia, governança e transparência.
Se você busca profissionalismo, agilidade e escalabilidade em operações privadas, Divify é a solução ideal. Entre em contato agora com o time comercial e saber como ter sua plataforma white label para originação de ofertas.